14 de set. de 2009

Recomeço

    Ele entrou na sala inesperadamente e todos os alunos olharam para ele com uma cara meio interrogativa. Automaticamente os alunos pegavam suas carteiras e as arrumavam em formato de círculo, não era preciso o professor pedir, a ação já era automática. Ausentou-se durante alguns minutos da sala e os alunos começaram um bate-papo frenético. Ao retornar o silêncio tomou conta e todos olhavam com uma cara de desinteressados por aquilo que vieram fazer na sala de aula neste dia pós feriado, estudar. 
    O professor olhou em volta e pensou no que ministraria em quatro horas junto com aquele bando de sonolentos. Os alunos começavam a tirar seus textos de suas mochilas, uma montanha de textos. E a pergunta fatal foi deferida: "O que vocês entenderam sobre os textos?". Alguns rostos ficaram indiferentes, outros se contraíram tentando lembrar de alguma valiosíssima informação de algum dos textos. Dois minutos de silêncio se passaram e alguém começou a falar alguma coisa que soou meio sem sentido para mim. 
    O mestre falou durante 4 horas, com poucos intervalos para comentários de alunos, estes não se mostravam muito interessados nos assuntos discutidos. Ainda após ao final da o mestre indagou que deixaria mais textos para que lêssemos para a o próxima aula. Uma pilha de textos. Pediu também que trouxéssemos diversas bugigangas de casa. Afinal, preencher 4 horas de aula não é fácil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário