10 de out. de 2009

Blog para quê?

Foi criado recentemente o Blog do Planalto, um canal de comunicação do governo com a população brasileira. O site, porém, não é de autoria do Presidente da República e não possui área para comentários.
Novamente, o governo prova que o Brasil é o país da piada pronta. Desde Abril, início das postagens, o Blog do Planalto tem se mostrado nada além de uma vitrine dos projetos e anseios do Governo Federal.
A interatividade também se restringe quanto às enquetes, que são extremamente tendenciosas. A aprovação dos posts é feita através do botão “gostou?”, pelo qual você aprova ou desaprova, mas as estatísticas sobre isso estão disponíveis apenas para os organizadores do blog.
Na área do blog “perguntas e respostas”, alega-se que há dificuldades práticas para administrar a interatividade, ou seja, os comentários dos leitores. Que dificuldades seriam essas? Seria a dificuldade de agüentar críticas sobre as direções tomadas pelo governo e suas alianças com certos “coronéis”?  
Quem mantém o blog, na verdade, é uma equipe que cuida da imagem de Lula, composta por editores, redatores e programadores. Liderando essa equipe está o ex-comentarista político da Rede Globo, Franklin Martins, que já teve sua isenção partidária questionada. Prestes a renovar contrato com a Rede Globo em 2006, o jornalista desistiu do acordo, pois sua esposa ocupava um cargo comissionado no atual governo.
Jorge Cordeiro, também membro da equipe do Blog do Planalto, possuía um blog, antes de ser contratado por Franklin Martins. Cordeiro tem o perfil do revolucionário da internet, pois ele próprio era o único que lia e comentava seus posts, dada a imensa qualidade dos textos. Quando procurado pela nossa equipe, ele se recusou a ser entrevistado, por não estar autorizado, nem interessado.
O Blog do Planalto não nos permite fugir de uma discussão: temos mesmo direito à liberdade de expressão no “País de todos”?


Por Flávio de Castro, Leandro Reis, Lucas Ramalho, Wilderson Morais.

Trabalho Acadêmico / Disciplina de Língua Portuguesa / 09.10.2009 / UFES / Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo / 2009.2

2 comentários:

  1. Adorei o trabalho de vocês, idéia simples e genial falar sobre o Blog do governo, a forma como arquitetaram tudo é que tornou o trabalho especial....

    P.S: Não se aproximem itens pontiagudos.

    ResponderExcluir