23 de set. de 2009

Quarta-Feira, durante a noite...


  
    Ao som da 9º Sinfonia de Beethoven, tentarei escrevar algo útil, utilizando alguma informação que entrou de alguma maneira em minha conexões cerebrais; essa alguma maneira pode ser reduzida em uma processo extremamente importante: a aprendizagem. Na verdade, esse parece um bom assunto para ser discutido.
    A aprendizagem esconde pequenos mistérios, alguns já desvendados pela psicologia. O primeiro ponto que eu gostaria de relatar é o seguinte: pessoas adultas tendem a aprender o que é de útil para se utilizar imediatamente. Quando trabalhamos com educação de adultos, é algo muito complicado; devemos sempre focar naquilo que eles utilizarão no presente ou em um futuro bastante próximo. Pessoas mais velhas têm dificuldade de assimilar conhecimento não aplicáveis para eles, principalmente quando não são relacionados diretamente ao trabalho. Esse fato é bastante agravado quando esse individuo tem baixa escolaridade. Torna-se extremamente essencial provar a utilidade daquele conhecimento. Do que adianta falar da pregnância da forma para um eletricista?
   E o jovem? O jovem é um "bixo" complicado... Aprende as coisas buscando aproveita-las no futuro (ou não), fazendo resignificações de seus conhecimentos (sejam boas ou más resignificações) e, muitas vezes, desprezando certos tipos de informações (muitas vezes ótimas informações). E o que pensar de tudo isso? Essa é uma reflexão particular que deixo para o leitor deste pequenino texto... Agora ao som de "Star Wars" de Williams, despeço-me do senhor ou da senhorita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário