20 de set. de 2009

Reflexões Escolares

    Quando não estamos interessados na aula de História da Arte nós abaixamos a cabeça e dormimos, ou simplesmente pensamos em algo totalmente diferente da explanação do professor.
    Em uma dessas experiências fixei o olhar em uma mochila próxima a mim. Começei a refletir sobre o objeto.. Observar a pregnância do objeto.. Relação de escala entre as partes.. Cor, contrastes.. Era realmente um objeto de alta pregnância da forma. Na verdade pensei muito mais além da estética, pensei na função; no objetivo do objeto, na facilidade que ele traz para nós primatas.
   O homem possui duas mãos, uma direita e uma esquerda. Imaginem que temos duas bolas de futebol. Duas mãos correspondem a carregar duas bolas. E com 3 bolas? Talvez com algum esforço conseguiríamos carregar as três bolas apoiando uma delas no peito ou algo parecido, mas o correto seria: 2 mãos para 2 bolas de futebol; muito mais estabilidade e conforto. Agora imagine uma idéia super genial: uma mochila. Uma mochila em que eu possa carregar 6 bolas de futebol. Parece simples mas isso é um avanço incrível, uma idéia sem precedentes.
    Imaginem: um agricultor deseja carregar sua plantação de milho para o armazém. Manualmente ele demoraria uma semana ou mais. Quando ele utiliza uma carroça, melhor ainda, uma carroça com tração animal, ele fará o trabalho em 2 dias ou menos. O interessante é que essa idéia apresentada pode ser comparada com a função da mochila: carregar mais e com muito mais eficiência.
    Você já tinha refletido sobre a mochila? Quem sabe algum dia eu escreva sobre outro objeto banal...

Nenhum comentário:

Postar um comentário